http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

Eventos




FESTA JULINA POP RUA







Ação entre os serviços de Saúde e Assistência Social








Os integrantes da equipe do Consultório na Rua: Aline Laura Guedes, Lúcia Dantas, Graça Rosa, Fábio, Jaílson, Kelly e Rosália estiveram presentes no sábado dia 24/08/2013 no evento “Encontro Família Carioca a Assistência Social Mais Perto de Você”, que reuniu as áreas da Assistência Social e da Saúde. A ação teve o intuito de orientar e sensibilizar as famílias quanto ao cumprimento das condicionalidades do Cartão Família Carioca e Programa Bolsa Família, e também, encaminhá-las para as Unidades de Saúde de referência.

Autoria: Aline Laura Guedes



GESTAÇÃO NA RUA E O DIA DA BELEZA

Na última quinta-feira de maio, mês das mães, o grupo Gestação na Rua resolveu homenageá-las fazendo do encontro o Dia da Beleza.

Beleza está que não está só no exterior, mas também no interior. Gerar uma vida dentro da sua traz uma beleza tão gratificante que é capaz de ofuscar qualquer outra coisa ainda que mais bela.

A gravidez seja ela em qualquer classe social é um momento único, repleto de mudanças no corpo e mente da mulher o que acarreta muitas das vezes conflitos e incertezas com relação ao futuro. Esse é um momento que a gestante precisa de apoio e sentir-se valorizada.

Trabalhar um pouco esse direito de ser mãe e opção sobre o momento certo para tal atitude faz de nós profissionais da ESF POP RUA isento de qualquer tipo de preconceito.
O encontro foi muito proveitoso. As gestantes foram maquiadas, penteadas, suas unhas pintadas o que trouxe melhora na autoestima e bem estar.

Agradeço a todos os profissionais da ESF POP RUA, principalmente os acs Carmem, Jailson, a técnica de saúde bucal Luana e a técnica de enfermagem Gercina, o auxiliar administrativo Wallace pelo empenho e dedicação na organização do evento.

Enfermeiro Sebastião Carlos (Coordenador do grupo Gestação na Rua).

Dia da beleza: Porque a auto-estima é fundamental!

Enfermeiro Sebastião Carlos, agente de saúde Carmem Alves  no início do evento.

Wallace Domingos durante sua fala.

Agente de saúde Carmem Alves com a primeira participante.

Agente Carmem Alves em ação.

Auxiliar de Saúde bucal Luana Oliveira em ação.

Porque sentir-se bem com o espelho neste momento é fundamental.

FIQUE SABENDO NA ESF POP RUA

Cléo Moraes

Neste sábado, 10 de novembro de 2012, a  ESF POP RUA também participou do "FIQUE SABENDO", iniciativa do Ministério da Saúde e Secretária de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de diagnosticar e prevenir casos de hiv, síflis e hepatites virais.
Apesar do mau tempo, os membros da equipe convocados a participar do evento, se mobilizaram e foram às ruas sensibilizar nossos usuários e  conseguiram levar vários à unidade  e realizar rodas de conversa e motivar pessoas em situação de rua a participar e fazerem os exames. Várias dúvidas puderam ser sanadas e experiências compartilhadas. 
Preventivo ginecológico, distribuição de preservativo, gel lubrificante,folhetos informativos, aferimento de pressão arterial e teste de glicemia capilar fizeram parte do evento.
 Ciente de estar cumprindo suas metas, a ESF POP RUA continua trabalhando no objetivo de promover saúde a pessoas que por razões diversas encontram-se totalmente vulneráveis. É  o SUS sendo exercido em plenitude!

Mesa com folhetos informativos.

Equipe nas ruas. Sensibilização.

Equipe nas ruas. Sensibilização. (2)

Gerente técnica Laila Louzada levando uma usuária.

Roda de conversa.

Roda de conversa. (2)

Roda de conversa. (3)

Roda de conversa. (4)

Roda de conversa. (5)


I SEMINÁRIO SOBRE "EXPERIÊNCIAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE COM POPULAÇÃO DE RUA"


A ESF POP RUA PARTICIPOU  COM GRANDE ALEGRIA

"Os rótulos e estigmas da população de rua precisam ser ressignificados para não haver preconceito e exclusão. O dispositivo Consultório na Rua é potencial para introduzir essa população no Sistema Único de Saúde, tendo como porta de entrada a atenção básica", destacou o apoiador institucional do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alexandre Trino, no I Seminário de Experiências da Atenção Primária em Saúde com População de Rua. O evento iniciou na quarta-feira (19/9) e prosseguiu até sexta-feira (21/9), com apresentações de experiências exitosas no tratamento da população de rua em diversos estados do país. Trino, responsável pela palestra de abertura, explicou conceitos fundamentais para profissionais que atuam com população de rua.

Grande apoiador do nosso serviço, na época trabalhava na coordenação da Saúde da Família no município do Rio de Janeiro, esteve presente, acompanhando todo processo inicial.

Alexandre Teixeira Trino durante sua fala.


Além de Alexandre Trino, a abertura do evento contou com o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel; o assessor de Saúde Mental na Área Técnica de Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Alarcon; e a coordenadora da iniciativa Teias-Escola Manguinhos (ENSP/Fiocruz), Elyne Engstrom. Para Trino, o seminário é um espaço aglutinador de profissionais de diversas áreas para discussão de um tema tão caro à saúde.


Mesa de Abertura.


O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, que representou, no evento, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha  também presidente da Comissão Brasileira de Drogas e Democracia –, falou sobre a necessidade de trabalhar a temática das drogas relacionada à população de rua, por meio de uma abordagem integral da questão no âmbito da saúde pública. “O crack e sua relação com a população de rua é o tema que mais nos desafia na saúde pública”, garantiu. A coordenadora da iniciativa Teias, Elyne Engstrom, contextualizou o trabalho promovido pelo Teias no território de Manguinhos e citou a falta de respostas do setor da saúde em relação à população de rua. “Existem grupos que necessitam de um olhar mais específico e precisam ser incorporados pelo SUS”, destacou.

Segundo ela, em 2010 houve a expansão da estratégia de saúde da família em Manguinhos – território com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro. “A concentração de pessoas vivendo na rua em Manguinhos é muito grande e não está relacionada somente ao crack. Existem também o vício em álcool e a extrema pobreza. Para conseguirmos dar assistência a essa parcela da população, é necessária a integração de todos os serviços. Apenas uma iniciativa não resolve a questão. É preciso trabalhar principalmente a atenção básica e a saúde mental para oferecer um cuidado integral”, avaliou Elyne.

Na tarde de quarta-feira (19/9), o I Seminário de Experiências da Atenção Primária em Saúde com População de Rua prosseguiu com a palestra A experiência na Atenção Primária à Saúde com atendimento à população de rua, coordenada pela pesquisadora do Teias-Escola Manguinhos, Mirna Teixeira. A primeira a expor suas experiências foi a psicóloga do nosso serviço, Claudia Gomes Paula e Silva,  (Região do Centro do Rio de Janeiro). Claudia explicou que nossa equipe utiliza a psicologia do Programa de Saúde na Família como estratégia de tratamento. É feita, também, a sistematização de estratégias para melhor resultado. Nosso serviço tem dois anos de atuação e, atualmente, estão cadastrados 4.200 moradores de rua.

A psicóloga da ESF POP RUA Claudia de Paula
Além de Claudia de Paula, na parte da tarde, falaram também Marcelo Soares, enfermeiro da equipe Consultório na Rua do Teias-Escola Manguinhos que. explicou que o território de Manguinhos é coberto pela Estratégia de Saúde da Família, uma parceria entre a Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) e finalizando o Representante  do Programa de Saúde da Família do Jacarezinho (CAP 3.1), Daniel de Souza apresentou as inúmeras complexidades em trabalhar neste território. O projeto começou em abril de 2012. Segundo ele, com a chegada da Clínica da Família à região, a população passou a ter melhor acesso à saúde. O representante falou sobre as ações que o grupo realiza, entre elas atividades lúdicas, para captar pessoas potencias que necessitam de tratamento.


Componentes da mesa na parte da tarde.


Brasília sediou o Seminário de boas práticas no controle da tuberculose para a população em situação de rua.

A ESF POP RUA esteve presente.

Nos dias 12 e 13 de setembro, foi realizado  em Brasília o Seminário de Boas Práticas no Controle da Tuberculose para a População em Situação de Rua. O evento reunirá coordenações de estados e capitais, da Atenção Básica, Programas de Controle da Tuberculose, Aids, Hepatites Virais, Assistência Social, Conselhos estaduais e municipais de Saúde e representantes da sociedade civil para discutir experiências para a promoção da saúde à população em situação de rua.
Algumas populações estão mais vulneráveis à tuberculose. Quando comparadas à população geral, a tuberculose atinge quatro vezes mais os indígenas, 27 vezes mais a população carcerária e 67 vezes mais os moradores de rua. Além disso, atinge 30 vezes mais pessoas com HIV/aids, sendo a principal causa de morte nesta população.
A mesa de abertura foi composta pelo coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira; o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco; o coordenador geral de Atenção Básica da Secretaria de Assistência Social, Eduardo Alves Mello; o representante do Departamento de Apoio a Gestão Participativa, Reginaldo Chagas; o conselheiro Nacional de Assistência Social e Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Anderson Lopes Miranda; o representante do Conselho Nacional de Saúde, Carlos Alberto Duarte e a representante da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Juliana Maria Fernandes Pereira.
Durante o seminário foram apresentadas experiências exitosas que poderão ser replicadas pelos estados. Além do Distrito Federal, participarão representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, da Bahia, do Amazonas e Ceará.
A ESF POP RUA esteve presente, com a participação da gerente técnica Laila Louzada, compartilhando as experiências do nosso serviço.

Participação do representante do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua

Mesa de abertura do congresso.

Participação da gerente Laila Louzada e de Marcelo do DAB MS apresentando o consultório na rua


Congresso de HIV/Aids em São Paulo tem a participação da ESF POP RUA

Nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto aconteceu na cidade de São Paulo, no Anhembi, o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids / II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais / VI Fórum Latino –americano e do Caribe em HIV-Aids e DST / V Fórum Comunitário Latino –americano e do Caribe em HIV-Aids e DST com a participação da Estratégia Saúde da Família População de Rua do Rio de Janeiro, que, teve 17 trabalhos aprovados  para apresentação durante o evento.
Na exposição dos 17 trabalhos, o público presente se surpreendeu com a experiência exitosa da ESF POP RUA junto a população de rua da cidade do Rio de Janeiro, e, através de perguntas e contribuições após as apresentações, somavam saberes de diferentes partes do Brasil e da America Latina, construindo políticas públicas novas e fortalecendo as já existentes demonstrando que o esforço coletivo tem um objetivo comum: a igualdade entre todas as pessoas.
Nunca se viu uma América Latina tão bem representada: raças, gêneros, cidades, estados, países... Vida contrastando a epidemia desses trinta anos da HIV/ Aids e a grande lição que, apesar de convivermos com  amigos, colegas, conhecidos vivendo com HIV/Aids, eles não são a doença. São pessoas com nomes e com qualidades que as tornam especiais. Essa gente vivendo com HIV/Aids merece todo o nosso respeito e carinho.


Enfermeiro Elberth, Gerente Laila louzada e Enfermeiro Sebastião Carlos

Gerente Laila Louzada falando sobre o serviço.

Geremte Laila Louzada durante sua fala.

Enfermeiros Elberth e Sebastião Carlos

Abertura do Congresso

"PARTICIPAÇÃO DA ESF POP RUA NO DIA DE CELEBRAÇÃO DA SAÚDE E CIDADANIA"


O dia nacional da Saúde e da Cidadania (03.08.2012), promovido pela CAP 1.0, foi comemorado na Cinelândia em um dia inteiro de evento, que reuniu vários estandes de prestação de serviços, orientações sobre saúde. além de atividades culturais.
Coube ao estande da ESF POP RUA aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação sobre os referidos temas. 
Além da presença da população em geral, tivemos a honra de contar com a presença de vários usuários do nosso serviço, já que a Cinelândia faz parte da nossa área de abrangência.


Preparativos na unidade.

Preparativos na unidade. 

Arrumação do estande.

Estande pronto para atender à população.

Agente de saúde Fábio entregando folhetos informativos.

Técnica de enfermagem / Agente de Saúde Isabel fazendo teste de glicemia.

Técnica de enfermagem Sirlene aferindo pressão e Dra Maria Amélia de costas.

Técnica de enfermagem / Agente de Saúde lucilene aferindo pressão arterial. de um dos nossos usuários.

População sendo atendida.

Técnica de enfermagem Sirlene.

Agente de Saúde Fábio e a médica Maria Amélia.

Médica Maria Amélia aferindo pressão arterial.

Parte da Equipe: Sirlene, Lucilene. Luana, Carmem e Isabel.


"ESF POP RUA RECEBE VISITAS DE ALUNOS - VER SUS"

Hoje, dia 17/07/2012. a ESF POP RUA, teve o prazer de receber nove alunos de medicina, farmácia, serviço social e engenharia de produção, tanto do nosso estado como da Bahia.
Foi uma experiência muito prazerosa, onde foi possível trocar experiências do nosso serviço e aprender com jovens que estão muito motivados com o futuro.
Houve uma apresentação do enfermeiro Sebastião Carlos, da assistente social Ana Lucia Gomes e da dentista Ana Lucia Felix que explicaram a logística do nosso trabalho. Após este momento, houve um café da manhã de confraternização e os usuários que estavam na unidade também participaram.
Acompanhados dos agentes de saúde, foram vivenciar a experiência da rua e conheceram nosso trabalho com nossos usuários em vulnerabilidade social e com as profissionais do sexo. Ao retornarem à unidade, ocorreu uma roda de conversa onde eles partilharam suas impressões.
A visita terminou com uma dinâmica e os alunos deixaram mensagens de incentivo  à equipe.
Foi um  dia muito prazeroso  para todos nós!

Saudação aos alunos.

Apresentação do serviço aos alunos

Apresentação do serviço aos alunos [2].

Equipe 1.

Equipe 2.

Equipe 3.

Equipe 4.

Alunos partilhando suas impressões.

Alunos partilhando suas impressões.

Café da manhã 1.

Café da manhã 2.

Café da manhã 3.

Café da manhã 4.

Café da manhã 5,

Alunos visitando as micro áreas.

Alunos deixando mensagens à equipe.
Mensagem

Mensagem


Dinâmica de encerramento.









<><> <><><><> <><><><>

VACINAÇÃO NO" FAROL DA LAPA"
13/06/2012

Encerrando nossa campanha de vacinação contra influenza, após vários eventos em nossas micro áreas de atuação, aconteceu hoje (13/06/2012), na Igreja Batista Farol da Lapa, grande parceria do nosso serviço, em razão das ações sociais realizadas no local, que atraí uma grande quantidade de usuários, mensalmente realizamos ações de prevenção e educação de saúde. Foi nos fornecido espaço para a vacinação, no horário das 18:30h às 19:30h. Quarenta e cinco pessoas em situação de rua, além dos funcionários da igreja, foram imunizados.
Uma grande conquista para esta população tão vulnerável, com total incentivo da SMSDC, através da CAP 1.0, mais de mil doses de vacinas foram fornecidas.
A equipe foi composta pela assistente social Ana Lucia Gomes, o enfermeiro Elberth Teixeira, a técnica de enfermagem Heloísa Vargas e os agentes de saúde Cléo Moraes (responsável pelo monitoramento do local), Maria Rosália e Rafael Lapa, Além da vacina, os usuários receberam encaminhamentos sociais e de saúde. Foram entregues também preservativos e folhetos informativos.


Enfermeiro Elberth.


Assistente Social Ana Lucia.

A Administradora do Farol da Lapa, ladeada pelos Agentes Rosália E Cléo.

Administradora Katia sendo imunizada.

Técnica de enfermagem Heloísa.

Ação social que estava sendo realizada no local: corte de cabelo.

Equipe em ação.

EQuipe: Rafael, Rosália, Ana Lucia, Cléo e Heloísa


VACINAÇÃO NO CASTELO
05/06/2012

Dando sequência à nossa prevenção contra a influenza, uma equipe composta pela assistente social Ana Lucia Gomes e duas estagiárias de serviço social da UFRJ, os enfermeiros Sebastião Carlos e Elberth Teixeira, a técnica de enfermagem Sirlene Porto e os agentes de saúde Kelly Cristina Victor (responsável pela micro área) e Rafael Lapa, foram à Praça Mario Lago (vulgo buraco do Lume) e Rua da Carioca, imunizar aqueles que por motivos diversos não chegam até as unidades de saúde. Grávidas, idosos, adolescentes e homens em situação de rua foram imunizados. Foram aplicadas quarenta e oito doses de vacina. Devido ao mau tempo, a ação teve que ser interrompida, porém uma vitória para esta população carente. Além da vacina, foram distribuídos preservativos, encaminhamentos médicos e sociais e folhetos informativos sobre DST. O SUS sendo exercido em plenitude

Cartaz para atrair as pessoas.

Equipe mobilizando os usuários.

Usuários sendo imunizados.

Equipe em ação.

Comprovante de vacinação Saúde direito de todos!

Equipe sensibilizando as pessoas para a importância da vacina.

Equipe.

Equipe com usuários.

Técnica de enfermagem Sirlene.

O SUS sendo exercido em plenitude.


VACINAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE AMAR
30 DE MAIO DE 2012

No dia 30/05/2012, a equipe da ESF POP RUA esteve na Associação Beneficente AMAR,  uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve trabalho junto a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social para Campanha de  imunização contra influenza.

A Associação Beneficente AMAR  tem como missão o desenvolvimento integral e inclusão de crianças, adolescentes e jovens menos favorecidos e excluídos socialmente, com foco no resgate da dignidade e na formação da cidadania.
Na ocasião, uma parte da equipe formada pelo enfermeiro  Sebastião Carlos, a técnica de enfermagem Sirlene Porto,e agente de saúde Lucilene Basílio, vacinaram um total de 22 crianças que se encontravam em atividade  sócio educativa no local.


META DO LOCAL.

AGENTE LUCILENE INTERAGINDO COM OS ADOLESCENTES.

EQUIPE PREPARANDO OS MENINOS PARA A VACINA.

22 IMUNIZADOS!!!

EQUIPE COM OS MENORES E FUNCIONÁRIOS.

FUNCIONÁRIOS IMUNIZADOS!

TODOS ACEITARAM RECEBER A VACINA.

EQUIPE INTERAGINDO COM OS MENORES.

VACINAÇÃO NO HOTEL SANTANA II
31 DE MAIO DE 2012

O Hotel Santana II é um equipamento da SMAS, com perfil de porta de saída, ou seja, homens que estão em eminência de reinserção na sociedade. O local é monitorado pelo agente de saúde Cléo Moraes. Hoje, 31 de maio de 2012, os usuários e os funcionários tiveram a oportunidade de receberam a vacina da gripe. Uma equipe composta além do agente responsável, pelo enfermeiro Sebastião Caros, os agentes de saúde Maria Rosália e Rafael Lapa. Foram ministradas vinte e duas (22) doses de vacina e diversos atendimentos e encaminhamentos. 


Enfermeiro Sebastião Carlos e usuário do hotel.

Enfermeiro Sebastião Carlos e  o educador Adriano.

Enfermeiro Sebastião Carlos e usuário.

Agente de saúde Cléo Moraes e a Assistente Social do Hote, Simone.

Assistente social sendo imunizada.

Enfermeiro Sebastião Carlos e Giovani, usuário que foi ao Congresso de População de Rua em Salvador.

Enfermeiro Sebastião Carlos e o educador Maurício.

Equipe: Agente Cléo, Enfermeiro Sebastião e os Agentes Rosália e  Rafael.

VACINAÇÃO NA PRAÇA TIRADENTES
29 DE MAIO DE 2012

A Praça Tiradentes é uma micro área de abrangência do nosso serviço, monitorada pelo Agente de Saúde Rodolpho Filho. Atendemos pessoas em situação de rua, ocupações e as profissionais do sexo que ali trabalham. No dia 29 de Maio de 2012, cento e dezoito (118) pessoas foram imunizadas com a vacina da gripe. Além da vacina, uma equipe da ESF POP RUA composta além do agente responsável, pelo enfermeiro Sebastião Carlos, a dentista Ana Lucia Felix, a técnica de enfermagem Gercina e os Agentes de saúde Kelly Cristina Victor e Rafael Lapa, ministraram sobre DST e aferiram a pressão arterial. A participação das profissionais do sexo foi extremamente dinâmica, visto que elas montaram o kit sexo seguro com preservativo, gel lubrificante e folhetos informativos. Cinquenta (50) profissionais do sexo foram atendidas, além de comerciantes locais, idosos e pessoas em situação de rua. O evento ocorreu em total harmonia, mostrando que quando o preconceito é vencido, a convivência pacífica é possível,. Ressaltamos que as profissionais do sexo frequentam nossa unidade para acompanhamento clínico tais como triagem sorológica e preventivo. As tarjas nas fotos em seus rostos é uma forma de preservá-las publicamente.

Início do Evento.

Início do evento. [2]

Agente Rafael e Dentista Ana Lucia Felix emitindo comprovante de  vacinação

Fila da vacina.




Técnica de enfermagem Gercina.

Fila da vacina.

Realizada hoje (28/05/2012) vacinação da População em Situação Rua na Central do Brasil 

Hoje a equipe da ESF Pop Rua realizou vacinação contra influenza em grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo a população em situação de rua e profissionais do sexo na Central do Brasil, micro área de atuação da equipe. A vacinação ocorreu em frente o restaurante popular da Central do Brasil, de 9:00 às 15:00, contando com o apoio da coordenação de área 1.0, CMS Oswaldo Cruz e funcionários do restaurante popular. Foram vacinadas 668 pessoas, aproximadamente 400 moradores de rua e de ocupações urbanas atendidas pela ESF Pop Rua independente da faixa etária e 50 profissionais do sexo que atuam na região. Iremos dar continuidade às ações de vacinação deste público, em função da grande vulnerabilidade social e de saúde em que se encontram, portanto até o final da campanha serão vacinados os usuários de alguns abrigos e ONGs da cidade do Rio de Janeiro. Garantir o acesso ao cuidado integral em saúde, bem como investir em uma lógica de atenção que priorize as ações de prevenção tem sido um desafio e uma perspectiva deste trabalho. Apostamos, ainda, na potencialidade da construção de redes no território, que se desenham a partir das necessidades da rua e da população.  




Uma vitória da População em Situação de Rua.

Em frente ao Restaurante Popular da Central do Brasil

Agente de Saúde Fábio Campos.

Assistente Social Ana Lucia Gomes.

Técnica de Enfermagem Gercina.

668 imunizados!!!

Vânia, estagiária de Serviço Social da Sup. de Alimentação, Enfermeiro, Nutricionista do Restaurante Popular e  Agente de Saúde Ana Maria.

Fila da Vacina.

Agente de Saúde Ana Maria Galdeano.


Enfermeiro Sebastião Carlos.

Assistente Social Ana Lucia Gomes e a Estagiária de Serviço Social Evelyn.




Assistente Social Ana Lucia Gomes e a Agente de Saúde Lucilene Basilio.


10º CONGRESSO "REDE UNIDA." 

PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESF POP RUA

A equipe da ESF POP RUA teve uma atuação muito dinâmica no congresso, através do estande da CAP 1.0, onde os visitantes puderam entender e vivenciar um pouco do nosso serviço na rua e sede. A estrutura montada permitiu uma experiência sensorial e centenas de pessoas puderam vivê-la e entender melhor a rotina das pessoas que por circunstâscias diversas habitam às ruas de nossa cidade.   




Montagem do estade1
Montagem do estade2
1

Equipe e Cristiane da Cap 1.0 participando da montagem

Montagem do estande 3

Equipe apoiando a montagem

Cristiane da Cap 1.0 apoiando a montagem

Equipe e Cristiane da Cap 1.0 no processo da montagem

Estande pronto

Parte do video3

Parte do video 2

Parte do video 1

estande pronto à visitação

Entrada do estande

Visitas ao estande

Visitas ao estande

Visitas ao estande

Visitas ao estande


Visitas ao estande

Equipe ministrando sobre o serviço antes da visita

Visão geral do estande

Foram entregues cartões com arte feita pelo nosso usuário Wanderley Gabbay

Equipe usando camisa com arte de Wanderley Gabbay


Participação na Távola 


"Resistir na rua - existências possíveis"

Congresso Rede Unida.Távola coordenada por Emerson Merhy (médico/professor UNICAMP e UFRJ), da psicóloga da equipe Cláudia de Paula, em companhia de Antonio Lancetti (psicanalista SP) e Fernando Bilbio (Consultório de Rua/Porto Alegre)



Psicóloga Cláudia durante sua fala. 2
 Psicóloga Cláudia durante sua fala.
Coordenadora da CAP 1.0 Carla Bianca


Psicóloga Cláudia durante sua fala. 3
2ª REUNIÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE POPULAÇÃO DE RUA - "NAS RUAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO" 


PRAÇA DO LARGO DO MACHADO


Após a bem sucessedida reunião na Praça da Cruz Vermelha. O Fórum Permanente de População de Rua, realizou com grande êxito sua reunião no Largo do Machado. Ocorreu uma participação maciça da população em situação de rua, onde puderam ser escutados e tomar conhecimento de tudo que vem sendo realizado através do Fórum e seus parceiros, viabilizando que seus direitos constitucionais sejam cumpridos. O resultado geral foi muito positivo e a expectativa é que cada vez mais a sociedade cívil e os moradores em situação de rua unam forças para que este quadro que vemos em nossa cidade e em vários outras cidades do nosso país possa ser revertido.





Recados dos alunos da rede pública de Angra dos Reis aos moradores em situação de rua do Rio de Janeiro.












Ação do Dia Mundial de luta contra a Tuberculose

A ESF Pop Rua participou deste evento no dia 23 de março na Cinelândia, sendo promovida pela SES, SMS, Fundo Global , ONG’s . A sociedade foi informada sobre o cenário atual da Tuberculose na cidade do Rio de Janeiro, sendo enfatizado que “Tuberculose Tem Cura”, mas é um problema de Todos.
Evento que mobilizou a Cinelândia

Equipe da Esf Pop Rua esclarecendo a população

Cartaz confeccionado pelo nosso usuário Wanderley Gabbay

Conscientização da População sobre a cura da Tuberculose

Técnica Heloísa Vargas e um dos nossos usuários

Dentista Ana Felix, Técnica de enfermagem Heloísa, Enfermeiro Elberth, Laila Louzada - Gerente  Técnica e Cristiane Menezes - CAP 1.0.

Cinelândia - área de abrangência do nosso serviço


Laila Louzada apresentando o PSF Pop Rua na ação educativa


Agente de Saúde Ana Maria distribuindo folhetos explicativos

Agente de Saúde Fábio com um dos nossos primeiros usuários

O movimento nacional da população em situação de rua promoveu o seu 1º congresso nacional, onde a temática central foi “Protagonizando Histórias e Garantindo direitos”. O Fórum Permanente da População Adulta em Situação de Rua do Rio de Janeiro organizou juntamente com instituições parceiras a ida de moradores de rua de nosso estado e de profissionais que trabalham com esta população. No dia 16 de março houve encontro do grupo de representantes da população de rua do Rio, no PSF Pop Rua, onde foram discutidas e sistematizadas as questões referentes ao cenário das ruas do Rio, as dificuldades e violação de direitos que esta população enfrenta em seu dia a dia, bem como o processo de luta do povo de rua pelo cumprimento do decreto 7.053 previsto pela política nacional da população em situação de rua. Neste mesmo dia este grupo partiu para Salvador para o Congresso




 Preparação para partida com alguns usuários do nosso programa e de Angra dos Reis, acompanhados de nossa gerente técnica, Laila Louzada.



Apresentação da delegação do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis.




Laila Louzada e um participante do ProAmor.




Laila Louzada, um dos representantes do Movimento de Pop Rua do Rio de Janeiro e nosso usuário Giovani. Abaixo parte da delegação após uma das reuniões.

 
1ª REUNIÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE POPULAÇÃO DE RUA - "NAS RUAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO"
PRAÇA DA CRUZ VERMELHA

Café da Manhã servido aos usuários do nosso projeto em parceria com ProAmor.
A Praça da Cruz Vermelha é uma micro área do nosso projeto, monitorada pelo Agente Social de Saúde Cléo Moraes com apoio da Agente de Saúde Kelly Cristina Victor.

Gerente Técnica do Esf PSF-POP RUA Consultório de Rua: Laila Louzada

Presença do Vereador Reimont.


Presença dos participantes do Fórum.

Assistente Social Hilda Corrêa de Oliveira - Coordenadora do Fórum


Olhe também nosso Facebook:


Bloco de Carnaval POP Rua 2011










Nosso aniversário de 1 ano








Saúde bucal













Ação TB Central do Brasil Junho 2011