http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

Organização do Consultório na Rua


A Consultório na Rua divide-se em equipe 1019 e 1020, atuando na região do Centro do Rio de Janeiro. As duas equipes atuam de 8hs às 17hs de segunda a sexta, cada Agente Social de Saúde (ASS) tem uma microarea de referência.

O encontro com a população
Há duas maneiras de encontro do CnR com a população:

1. Através da rua - cada ASS faz a aproximação na rua com seus usuários, conhecendo suas condições de vida. A aproximação na rua é um processo gradual, que se desdobra na criação de um vínculo e em um acompanhamento na rua. Assim, a partir da presença do ASS no território fazemos os acompanhamentos e encaminhamentos necessários a cada caso. Os outros profissionais também vão a rua, a partir da demanda levantada pelo ASS.

2. Através da unidade de saúde 

Atendimentos na Unidade: no CMS Oswaldo Cruz, onde se localiza a base da equipe, há um plantão de acolhimento que vai de 8h às 17h, onde são recebidos os pacientes agendados pelos ASS na rua e as demandas espontâneas e encaminhamentos. Este  plantão de acolhimento faz a primeira triagem do usuário, avaliando o nível de risco e fazendo o encaminhamento para dentro da equipe, do próprio CMS Oswaldo Cruz ou  para outro equipamento da rede.

Reunião geral de equipe: definições e troca de informações da equipe como um todo, onde são resolvidas questões internas dos processos de trabalho, onde são tomadas as decisões, definidos os fluxos e processos e onde a equipe pode colocar em análise a própria equipe.


Espaço de discussão de casos: espaço onde os profissionais fazem a “discussão” dos casos, e o cuidado e escuta do cuidador.