http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

Aconteceu / Vai acontecer


FAZENDO REDES, ESTABELECENDO PARCERIAS: AÇÃO COM A FUNDAÇÃO SÃO MARTINHO

No dia 22 de Outubro aconteceu um ação conjunta entre diversos parceiros da rede local do Centro/RJ, e é claro, o Consultório na Rua não ficou de fora deste evento. O objetivo da ação foi ofertar diversas atividades para as crianças, adolescentes e os pais que são atendidos pela Fundação São Martinho. Nossa equipe elaborou um jogo que abordou a temática das DST´s, onde os adolescentes puderam tirar suas dúvidas, se informar e refletir mais sobre o tema. Estiveram presente no evento: o gerente Rodrigo Ribeiro, a administrativa Clarice, a enfermeira Ana Paula, a Psicóloga Carol, a Assistente Social Adriana, a Auxiliar de Saúde Bucal Fabiana e as Agentes Sociais Rose e Ana Camilla.







 



É assim que se caminha PROMOÇÃO DA SAÚDE E FAZENDO REDES: SEMPRE !!!!

Aline Laura Guedes


POP RUA RECEBE A VISITA DOS MEMBROS DO EDUCASAÚDE - UFRGS (UNIVERSADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)


Cléo Moraes

No dia 12 de dezembro de 2012,a gerente Laila Louzada e o agente de saúde Cléo Moraes, foram à UFRGS, a convite de Ricardo Burg Ceccim,, mestre em educação e líder do EducaSaúde (que investe na interseção interdisciplinar e intersetorial das grandes áreas do conhecimento da Educação e da Saúde Coletiva), para participar de uma roda de conversa sobre  o nosso serviço e o nosso blog.

Hoje, (15/07/2013), recebemos Guilherme Müller (estudante do último período de saúde coletiva UFRGS), Estela Junges (estudante do último período de saúde coletiva UFRGS), Gabriele Bragatto (enfermeira e monitora do EducaSaúde), Milene (terapeuta ocupacional do Grupo Hospital Conceição - consultório de rua) Simone (estudante do 6º período de saúde coletiva) e Natália (enfermeira da Espanha), que puderam além de conhecer nosso serviço e entender nossa logística de trabalho, foram à rua com alguns membros do nosso serviço e participaram da nossa reunião de equipe, Foi de grande valia poder trocar experiências e poder reencontrar e conhecer novos membros do EducaSaúde.

Ficamos felizes de saber que o cuidado à população em situação de rua está se expandindo em nosso país e que novos profissionais estão se especializando para tratar destes cidadãos brasileiros que no momento encontram-se em uma situação vulnerável e precisam de um cuidado especial!

Guilherme, Estela, Gabrielle, agente de saúde Cléo, Simone, Milene e a gerente Laila Louzada.

Nossa gerente Laila, o agente de saúde Julio e nossos visitantes indo às ruas.

A enfermeira Luciana Marins explicando sobre nosso acolhimento.
Os visitantes em nossa reunião de equipe..

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA - 2013
O SUS COMO DIREITO DE TODOS
Cléo Moraes

Pelo segundo ano consecutivo, a Esf Pop Rua (Consultório na RUA AP 1.0) com apoio da coordenação da CAP 1.0 e organização do nosso enfermeiro Sebastião Carlos, realizamos a campanha de vacinação para pessoas em situação de rua. Por questões obvias    (falta de alimentação saudável e regular baixa imunidade, exposição ao tempo, uso abusivo de substância entre outras), sabemos que esta parcela da população é muito mais vulnerável ao contágio ao vírus da influenza. 

Ao alcançar estas pessoas, estamos mostramos que o SUS é verdadeiramente um direito de todos. A prevenção é a melhor saída para que não haja evolução para outros tipos de agravos. Reparamos que entre os usuários cadastrados em nosso serviço e foram imunizados no ano passado, uma diminuição significativa de contágio.

Os locais escolhidos foram estrategicamente pensados pela equipe, em razão da grande concentração de pessoas:

Igreja Batista Farol da lapa (Local de alimentação gratuita para população de rua). 38 Imunizados.















Central de recepção Carioca (Equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social para recepção de crianças e adolescentes) 15 imunizados.

Centro de Recuperação EMAÚS (Abrigo da Igreja Católica para dependentes químicos)  50 imunizados.

Centro de Acolhimento Dom Helder ( Equipamento da Assistência Social para crianças e Adolescentes) 28 imunizados.















Associação Beneficente AMAR (Local de estadia para crianças-ONG) 40 imunizados.















Central de Recepção Taiguara (Equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social para recepção de crianças e adolescentes) 18 imunizados.














Em nossa Unidade (Ocorreu sensibilização em nossa área de abrangência para usuários cadastrado e/ou não) 25 imunizados.

Central do Brasil (Na calçada do Restaurante Popular - Nosso maior desafio pela grande aglomeração de pessoas em situação de rua e pelo mau tempo) 607 imunizados.














Terminamos hoje (17/05) nossa campanha, com a certeza do dever cumprido e com a certeza de que um SUS de equidade é possível! Parabéns á toda equipe pelo envolvimento em mais este grande momento da ESF POP RUA (Consultório na Rua AP 1.0).




VACINAÇÃO NA RUA: O SUS COMO DIREITO DE TODOS

Sebastião Carlos



Acontecerá de 13 a 17 de maio a campanha de vacinação da ESF População de Rua do


Rio de Janeiro que tem como tema: “Vacinação na rua:  o SUS como direito de todos”.

É importante registrar que em 2012 a unidade realizou a primeira campanha de vacinação contra a gripe imunizando centenas de usuários atendidos pelo serviço e esse ano o objetivo é imunizar 1.500 pessoas em situação de rua do centro do Rio.


Na nossa experiência de trabalho temos observado onde ficam a maioria dos usuários cadastrados pelo programa em razão disso esses locais foram estrategicamente escolhidos para acontecer a campanha de vacinação, a saber, na segunda-feira (13-05-13) Igreja Farol da Lapa 18h00 e Central Carioca 19h00. Na terça-feira (14-05-13), o Centro de Recuperação EMAÚS 10h00 e as 13h00 o abrigo Dom Helder. Na quarta-feira (15-05-13), a Associação Beneficente AMAR 10h00 e as 14h00 a Central Taiguara. Na quinta-feira (16-05-13) a vacinação acontecerá na própria unidade no horário de 9h00 as 17h00 e na sexta-feira (17-05-13), o grande desafio é a Central do Brasil de 8h00 as 16h00.

A melhoria das condições de saúde da população em situação de rua tem sido notada ao longo dos anos em que a ESF População de Rua do Rio de Janeiro foi criada. O sucesso desta iniciativa  se deve ao zelo e dedicação de uma equipe multiprofissional que tem abraçado a causa e realizado ações de promoção e prevenção da saúde alcançando com resultados satisfatório.

Em breve postaremos as fotos  desse evento que tem tudo para ser um sucesso.



OLHA O PÉ NA RUA AÍ, GENTE!!!
Cléo Moraes


Hoje sexta-feira de carnaval (08/02/2013), pelo terceiro ano consecutivo o bloco "Pé na Rua" desfilou pelas ruas do centro do Rio de Janeiro. O bloco é composto por usuários do nosso serviço e este ano a adesão foi ainda maior. Com total apoio da coordenação da área 1.0, foi servido um café da manhã aos nossos usuários na Praça da Cruz Vermelha, onde foi o ponto de encontro.
O bloco partiu da Praça da Cruz vermelha e seguiu pela Avenida Chile e encontrou o bloco "Saúde Presente na Folia" no Largo da Carioca e a paritir deste momento foi  uma grande festa! A alegria estampada nos rostos dos nossos usuários ao vestirem a camisa do bloco e terem a oportunidade de brincar  de forma saudável, sem a necessidade de uso de nenhum  tipo de artifício.Destacamos a acolhida dos outros servidores da AP 1.0 que estavam presentes. Nossos usuários sentiram-se totalmente integrados e desfrutaram de um dia muito alegre e inclusive ajudaram à destribuir insumos a população em geral.
Parabenizamos a nossa coordenadora Carla Bianca, nossa gerente laila Louzada e toda equipe ESF POP RUA e a todos os envolvidos pela dedicação para que o dia de hoje fosse sem dúvida um norteador à pessoas que vivem situações de vida muito complexas e todo o tipo  de incentivo os motiva à buscar uma reintegração na sociedade!

Olha o na Rua aí, gente!!!

Concentração dos usuários na Praça da Cruz Vermelha.

Equipe servindo café da manhã.

Fila do café da manhã.

Fila do café da manhã. (2)

Bloco partindo.


Bateria do bloco com coordenação do agente Fábio Campos.

Bloco passando pela Avenida Chile.

Encontro dos blocos Saúde na Folia e Pé na Rua,


Equipe e usuários.

Nossa coordemadora Carla Bianca.

Equipe e usuários.

Equipe e usuários.

A psicóloga Claudia de Paula e membros de outros serviços da Ap. 1.0

A psicóloga Claudia de Paula e o enfermeiro Sebastião Carlos.

Nossa gerente Laila Louzada.

Comunhão entre os profissionais e os usuários.

E a dispersão dos blocos foi na Lapa.

Equipe ESF POP RUA.

Equipe ESF POP RUA. (2)

Equipe ESF POP RUA. (3)

E para terminar, lanche para os nossos usuários!



ENSAIO GERAL BLOCO "PÉ NA RUA"
Cléo Moraes

2013 será o terceiro ano que o bloco da população em situação de rua da área programática 1.0 irá as ruas do centro do Rio de Janeiro. Hoje, 01/02/2013, aconteceu o ensaio geral do bloco "Pé na Rua". Cerca de trinta pessoas entre nossos usuários, membros da equipe e a população em geral, que transitava pela praça da Cruz Vermelha, puderam confraternizar e deixaram de lado (pré)conceitos e desfrutaram de momentos descontraídos e em total harmonia.
O "samba enredo" do bloco, com letra e música de autoria do nosso agente de saúde Fábio Campos, foi cantado por todos, além de marchinhas de carnaval. Não poderíamos deixar de aproveitar o momento e mostrar que é possível brincar com segurança e além de preservativos, folhetos informativos foram distribuídos, com a finalidade de prevenção durante os dias da folia.
Abaixo segue a letra do "samba enredo" do "Pé na Rua":

BOTA O PÉ NA RUA!
        (Fábio Campos)
Bota, bota, bota o pé na rua (4 X) r e f r ã o
 A brincadeira vai começar,
é hora de esquecer o trabalho e vir para cá.
Larga este colete, tira esse jaleco!
Vamos pegar o tamborim e o reco-reco.
Entrar na brincadeira e cair nessa bagunça
junto com a ESF e a população de rua,
Mostrando para este povo que o Pé na Rua é assim.
Qualquer classe social pode vir se divertir,
Seja preto, branco, pobre ou morador de rua,
Até o maior ricaço tem que por o pé na rua
 Bota, bota, bota o pé na rua (4 X) r e f r ã o
Fábio Campos - autor do "samba enredo".

Equipe e usuários.

Equipe e população em geral.

Usuários felizes!

Equipe e usuários.

Instrumentos tocados por nossos usuários e membros da equipe.

Equipe.

Equipe.

Nossos usuários.

Equipe e usuários.

Galera no bloco.

CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO COM NOSSOS USUÁRIOS
Cléo Moraes



Aconteceu hoje, nesta quinta-feira (20/12/2012), a segunda festa de confraternização de fim de ano para os nossos usuários. Foram momentos de grande alegria e descontração. Cerca de mais de cem dos nossos pacientes puderam esquecer dos seus  problemas e confraternizar entre si e com os membros da nossa equipe.
Alguns já haviam sido comunicados e aqueles que chegavam para atendimento eram surpreendidos pelo evento e quais fossem seus problemas, foram amenizados pelo clima de felicidade que dominou nossa unidade.
Quando alguém demonstrava algum vestígio de tristeza, lembramos que o Grande Aniversariante do período se fez pobre e nasceu em uma manjedoura; ou seja, nasceu em situação de rua!

Decoração .


Lanche.

Arrumação.

Lanche (2)

Preparativos .

Confraternização.

Confraternização. (2)

Confraternização. (3)

Confraternização. (4)

Confraternização. (5)

Confraternização. (6)

Confraternização. (7)

Confraternização. (8)
ESF POP RUA VAI À UFRGS
Cléo Moraes


Nesta quarta-feira (12/12/2012) a gerente técnica Laila Louzada e o agente de saúde e blogueiro da ESF POP RUA Cléo Moraes , foram convidados por Ricardo Burg Ceccim,  sanitarista, Mestre em Educação (Ufrgs),  Atualmente  professor de Educação em Saúde (Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação - Ufrgs), responsável pelo Grupo Temático de Educação em Saúde (inserido nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - Ufrgs), coordenador do Grupo de Pesquisa de Educação e Ensino da Saúde (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq), membro da Comissão de Graduação em Saúde Coletiva (Ufrgs), coordenador da Comissão de Residência - Multiprofissional - em Saúde (Coremu/Ufrgs), para uma roda de conversa para trocar experiências com sua equipe do EducaSaúde sobre o nosso serviço e também sobre   nosso blog na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Além dos três mencionados, alguns membros do EducaSaúde que participaram da roda de conversa foram: Guilherme de Souza Müller(aluno bacharelado em saúde coletiva e estagiário do consultório de rua GHC (Grupo HospitalarConceição), Estela M, Gruske Junges  (aluna bacharelada em saúde coletiva e estagiário do consultório de rua GHC), Ana Lucia Valdez Poleto (mestranda em educação UFRGS - núcleo operativo Cultural do GHC), Belchior Puziol Amaral (assistente em ciências sociais do EducaSaúde) e Gabriele Bragatto (estudante de Enfermagem  UFRGS e monitora).
Apesar de ter sido um dia corrido, visto que a gerente Laila e o agente de saúde Cléo saíram do Rio de Janeiro às 09:20 e retornaram às  20:50, foi uma tarde de grande valia, pois além de falar sobre  o nosso serviço e do nosso blog, foi possível saber sobre o consultório de Rua GHC  e o perfil da população em situação de rua da cidade de Porto Alegre.
E por coincidência, foi uma oportunidade da gerente Laila Louzada reencontrar Belchior Amaral, visto que ambos se conheceram no congresso Rede Unidas em Porto Alegre (2010) e do agente de saúde Cléo Moraes (que também é supervisor da Pesquisa Nacional do Crack SENAD / FIOCRUZ, saber que Belchior é membro da pesquisa em Porto Alegre e trocarem experiências.
Foi pactuado à vinda da equipe EducaSaúde ao Rio de Janeiro para conhecerem nosso serviço.
Fomos recebidos com muito carinho e atenção por todos os membros do EducaSaúde e certamente esta "parceria" será mantida!

ESF POP RUA vai à UFRGS,

Belchior Amaral, Ricardo Ceccim e Laila Louzada.

Laila Louzada e Cléo Moraes.

Roda de Conversa.

Ricardo Ceccim e Laila Louzada.

Roda de Conversa. (2)

EducaSaúde e ESF POP RUA


Consultório de Rua CGH,


ESF POP RUA VAI AO TEATRO
"Por trás da cor dos olhos"
CIA DE DANÇA PULSAR

Cléo Moraes

A Cia de Dança Pulsar, criada em 2000, formada por bailarinos portadores e não portadores de deficiência, abriu as portas para que 30 usuários e 10 membros de nossa equipe,com articulação da nossa psicóloga Claudia de Paula, fossem assistir ao espetáculo de dança "Por trás da cor dos olhos" no teatro Cacilda Becker, nesta sexta-feira (07/12/2012) .
Foi uma experiência única para todos, pois a cia de dança mostra que é possível vencer limitações, através de alguns dos seus bailarinos e há total integração e harmonia entre os participantes. E foi isto que nossos usuários viveram hoje. A maioria deles nunca havia ido à um teatro e conseguiram interagir com as pessoas que estavam no teatro e se emocionaram com o espetáculo, de forma digna, pois o acolhimento da cia de dança foi primoroso.
Da mesma forma que nossos usuários viveram este momento de forma especial e gostaram,  certamente todo ser humano está apto à conhecer novas experiências e evoluir, afinal "Aquilo que eu não sei, é a minha melhor parte!" citando Clarice Lispector.

Cartaz do Espetáculo.

No hall, aguardando,

Tudo junto e misturado.

Agente de saúde Fábio e um dos nossos usuários.


Um dos nossos usuários com o agente de saúde Cléo,

Um dos nossos usuários com o enfermeiro Sebastião carlos.

Equipe e usuários aguardando o início do espetáculo.

Equipe e usuários aguardando o início do espetáculo. (2)

Equipe e usuários aguardando o início do espetáculo.(3)

Final do espetáculo.

Fim dos espetáculo. (2)

Usuários e equipe com a bailarina Paula Mori

Usuários e equipe com a bailarina Paula Mori. (2)

Rio realiza I Encontro Intersetorial de Políticas Públicas para População de Rua



Evento é uma parceria das secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e Saúde (SES)
Cléo Moraes  

 A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) promoveu, nesta terça-feira, 16 de outubro, o I Encontro Intersetorial de Políticas Públicas para População de Rua. O evento, realizado no auditório das SEASDH, reuniu mais de 170 profissionais das áreas de saúde e assistência social de 60 municípios do Estado.





“Este encontro reúne gestores e profissionais de assistência social, saúde e educação, um público composto de técnicos efetivamente comprometidos com esse trabalho e sobretudo com a mudança da realidade da população em situação de rua. Enquanto lutamos por uma rede melhor, pela implementação de mais Centros Pops e dos Consultório de Rua, temos que buscar estratégias que possam nos ajudar a avançar. Tivemos um dia de discussão, de reflexão e de avaliação dos passos que temos dado, das diretrizes que tem orientado esses passos, e certamente vamos sair daqui melhores do que chegamos, com mais condições de pensar e intervir de maneira mais qualificada”, disse a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo.




Dentre os principais encaminhamentos feitos durante o encontro estão a maior atuação dos conselhos estaduais vinculados às secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde para acompanhar como os direitos da população em situação de rua estão sendo garantidos; maior articulação da militância dos trabalhadores e da população de rua no acompanhamento do fórum.




Outro ponto importante é a descentralização dos abrigos para alocação dos usuários em locais onde eles têm vínculo, bem como a capacitação continuada para os profissionais que trabalham na área.





Também foi proposta a articulação entre as Comissões Intergestoras Bipartites (CIB) da Assistência Social e da Saúde; o fortalecimento da Fundação Leão XIII, principalmente nos serviços de documentação; a realização de uma campanha de inscrição no CadÚnico, do Governo Federal, afim de garantir o acesso aos benefícios sociais; o co-financiamento do serviço e a revisão da metodologia de atendimento, questionando melhor horário e local para que o usuário possa de fato ser atendido.





“Nós estamos aqui hoje para induzir a implantação dos consultórios na rua, mas a gente não quer implantar qualquer consultório na rua, a gente não quer só implantar um consultório idealizado pelo departamento de atenção básica. Queremos implantar esse consultório como um dispositivo para a formação da rede de cuidados das pessoas em situação de rua. E a gente entende por rede de cuidados toda a complexidade da demanda de um público que é humano. Por isso que nós estamos aqui hoje em um fórum intersetorial, assistência social e saúde, para garantir o direito desse cidadão aos serviços que deem a ele dignidade, qualidade de vida”, ressaltou a diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Camila Franco.






O I Encontro Intersetorial de Políticas Públicas para População de Rua é um desdobramento do seminário realizado no ano passado, que culminou com a criação do Grupo de Trabalho para População em Situação de Rua da Região Metropolitana e do Grupo de Trabalho Intersetoral da Saúde. O encontro desta terça-feira visou avançar na integração dos serviços voltados a essa parcela da população. O próximo passo é incentivar a realização de fóruns municipais e regionais para a discussão da questão.


Também participaram do encontro a subsecretária de Estado de Atenção a Saúde, Mônica Almeida; o representante do Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR), Maciel da Silva dos Santos, e gestores da assistência social e da saúde, coordenadores de Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop) e coordenadores de Saúde Mental, DST/Aids, PCT e Atenção Básica.

Fotógrafo: Wanderson da Costa Cruz



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ
INSTITUTO DE PSIQUIATRIA – IPUB

PROGRAMA DE ESTUDOS E ASSISTÊNCIA AO USO INDEVIDO DE DROGAS – PROJAD
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS – SENAD

Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas


APRESENTAÇÃO FINAL DOS PROJETOS DE CONCLUSÃO DO
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA REDE INTERSETORIAL DE PREVENÇÃO E CUIDADO DIRIGIDOS À POPULAÇÃO USUÁRIA DE CRACK E OUTRAS DROGAS – 2011/2012
Cléo Moraes

Após o piloto apresentado no CAPS AD Centra Rio, no dia 15 de Setembro do corrente ano, ocorreu a apresentação final dos projetos de conclusão do curso de atualização da rede intersetorial de prevenção e cuidado dirigidos à população usuária de crack e outras drogas,
O curso teve início em agosto de 2011 e alunos de vários serviços do estado do Rio de Janeiro, puderam discutir e pensar em estratégias visando um fortalecimento da rede e uma  adesão mais justa aos usuários de álcool e outras drogas e/ou pessoas em situação de rua.
A ESF POP RUA esteve representada pelo agente de saúde Cléo Moraes e supervisor da Pesquisa Nacional do Crack - SENAD / FIOCRUZ que teve como parceiras na realização do seu projeto as profissionais 
Diana Ribeiro, psicóloga CREAS 6º CAS e Vânia Nogueira, farmacêutica do CAPS AD Centra Rio.
Os seus orientadores foram Salette Ferreira (Psicóloga e vice-coordenadora do PROJAD) e Rodrigo Simas (Psicólogo do PROJAD).
O tema escolhido pelos profissionais, foi "FAÇA (IN) DIFERENÇA", mostrando que o acolhimento acontece a partir do momento que os pacientes chegam à porta dos serviços e é uma responsabilidade de todos profissionais que ali trabalham, mostrando a importância da redução de danos institucional.

Os profissionais durante à apresentação.

Os profissionais durante á apresentação. [2]

Os supervisores e orientadores do curso em avaliação dos projetos.

Os três profissionais com seus orientadores: Salette Ferreira e Rodrigo Simas.


Primeira reunião do Grupo de Convivência de usuários com TB na ESF POP RUA
Sebastião Carlos


Com o intuito de melhorar a adesão e fortalecimento dos usuários com tuberculose pulmonar, cadastrados na Estratégia Saúde da Família População de Rua do Rio de Janeiro, teve início no dia 05 de setembro de 2012, o primeiro grupos de convivência da unidade.
Na ocasião, reuniram-se 14, dos 25 usuários cadastrados no Programa de Tuberculose da ESF POP RUA. Foi uma manhã rara. Com dinâmica, relatos de experiências, informações sobre a patologia, eleição do nome do grupo e música.
Ao som da música Aquarela do Brasil os usuários reescreviam suas histórias, mas desta vez com mais cor e alegria e numa trilha sonora ainda tímida, porém ousada, vislumbravam as conquistas que ainda estão por vir.

O grupo “Eu Sou Livre” (nome escolhido pela maioria dos presentes) se reunirá quinzenalmente na sede da unidade a partir das 10 horas




Membros do grupo.

Médica Cacilda e um integrante do grupo.

Membros do grupo. [2]


Membros do grupo. [3]

Membros do grupo. [4]


“FAÇA (IN) DIFERENÇA” !!!
RODA DE CONVERSA SOBRE ACOLHIMENTO
Cléo Moraes

   Vínculo
- Quanto tempo é preciso para construí-lo?
Às vezes segundos; outras vezes, anos.
- Por quanto tempo se pode mantê-lo?                            
 Com cuidado e dedicação, para sempre.
- Em quanto tempo se pode destruí-lo?
Em segundos.
- Em quanto tempo se pode reconstruí-lo?
Às vezes, nunca.
(autor desconhecido)


Como meta final do curso de  "Atualização para Profissionais da Rede Intersetorial de usuários de Álcool e outras Drogas", Parceria da SENAD, PROJAD, IPUB e UFRJ, o nosso agente de saúde e supervisor da pesquisa nacional do crack SENAD / FIOCRUZ Cléo Moraes, em parceria com Diana Ribeiro, psicóloga CREAS 6º CAS e Vânia Nogueira, farmacêutica do CAPS AD Centra Rio, elaboraram um projeto visando facilitar e qualificar o acolhimento de pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Os três profissionais baseados na experiências  de seus locais de trabalho, realizaram uma roda de conversa, na última sexta-feira (31/08/12), com dezessete membros do CAPS AD Centra Rio, (vigilante, auxiliar de serviço geral, assistente social,  psicólogos, estagiários de psicologia e psiquiatras) entre eles o diretor Marcio Moreno. Entre as trocas, o que ficou bem esclarecido, é que um bom acolhimento depende do envolvimento de toda equipe. Foi certamente uma grande oportunidade de aprimorar estratégias ao acesso dos usuários de álcool e drogas e pessoas em situação de rua à saúde, direito de todos!

Diana Ribeiro, Vânia Nogueira e Cléo Moraes

Equipe Centra Rio

Agente de Saúde Cléo Moraes durante sua fala.

Equipe Centra Rio

Diana Ribeiro durante sua fala.

Equipe Centra Rio

Vânia Nogueira durante sua fala.

Capacitação em PPD na ESF Pop Rua
Sebastião Carlos

 Com o intuito de contribuir com o combate a Tuberculose, aconteceu em julho de 2012 na Estratégia Saúde da Família População de Rua do Rio de Janeiro capacitação em Prova Tuberculínica para os enfermeiros Sebastião Carlos e Elberth Teixeira oferecido pela Gerência Municipal de Tuberculose da cidade do Rio.
O objetivo dessa capacitação é instrumentalizar a equipe no combate à Tuberculose que na população em situação de rua tem alta taxa de prevalência.
Vale lembrar que, na ocasião, os funcionários da ESF População de Rua e alguns do CMS Oswaldo Cruz foram testados pela enfermeira Luciane Blanco (Gerência de TB) que esteve à frente do evento, certificando a unidade que se encontra apta e autorizada para realização do exame de PPD (derivado de proteína purificada).













RESTAURANTE POPULAR E ESF POP RUA: JUNTOS CONTRA A TUBERCULOSE.
Sebastião Carlos

Após alguns meses de negociação entre as Gerências Municipal e Estadual de Tuberculose com a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro, iniciou-se no dia 01 de junho de 2012 uma parceria entre o Restaurante Popular e a Estratégia Saúde da Família para População de Rua com liberação de café da manhã e almoço para os usuários cadastrados no programa de tuberculose em Tratamento Diretamente Observado (TDO).


A população que vive em situação de rua é considerada um grupo de elevada vulnerabilidade, com alta taxa de prevalência e de abandono do tratamento para tuberculose devido a vários fatores e um deles é alimentação inadequada. Esta população é bastante heterogênea e se compõe de pessoas que, ao longo da vida, sofreram rupturas fundamentais para construção de sua identidade. A tuberculose nesse grupo tem uma incidência de 40 a 60 vezes maior que na população em geral.
Com mais essa conquista, temos como meta reduzir o abandono do tratamento e contribui para que o bacilo transmissor da doença não se torne resistente aos medicamentos.




Enfermeiro Sebastião Carlos e a assistente social Ana Lucia Gomes.

Material usado para ministração e sensibilização dos funcionários do Restaurante  Popular.

Ministração sobre Tuberculose..

Preconceito X Conhecimento.

Dúvidas sendo sanadas,

Funcionários aptos para acolher os pacientes em tratamento,

Enfermeiro Sebastião tirando dúvidas.

.

NÓS TAMBÉM AMAMOS A VIDA

Para vocês vida bela, para nós favela
Para vocês carro do ano, para nós resto de pano
Para vocês luxo, para nós lixo
Para vocês escola, para nós pedir esmola
Para vocês ir à lua, para nós morar na rua
Para vocês coca-cola, para nós cheirar cola
Para vocês avião, para nós camburão
Para vocês academia, para nós delegacia
Para vocês piscina, para nós chacina
Para vocês apartamento, para nós acampamento
Para vocês imobiliária, para nós Reforma Agrária
Para vocês compaixão, para nós organização
Para vocês tá bom, felicidade para nós...
Somente Igualdade.
Nós também queremos viver.

(autoria: Meninos de 4 Pinheiros)



Aproximação do PSF Pop Rua com a Rede Rio Criança

A Rede Rio Criança atualmente é formada por 15 organizações não governamentais (ONG’s) que trabalham com crianças e adolescentes em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua constituição, em 2001, tem fomentado maior articulação e integração entre as diversas instituições com o objetivo de assegurar o cumprimento do ECA na atenção as crianças e adolescentes em situação de rua. A Rede Rio Criança esteve presente no processo de implantação da ESF para população de rua “Saúde em Movimento nas Ruas”, contribuindo em GT’s e no curso introdutório na construção das primeiras diretrizes de trabalho para este serviço. No dia 14 de março, em reunião com a Rede Rio Criança e a CAP 1.0, reforçamos o compromisso e o interesse da equipe em fortalecer esta parceria, bem como construir em rede estratégias específicas de aproximação e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de rua do centro da cidade.


CARNAVAL 2012


BLOCO PÉ NA RUA 2012
COM APOIO DA CAP 1,.0, O ESF POP RUA CONSULTÓRIO DE RUA, PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO, REUNIMOS NOSSOS USUÁRIOS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E AMIGOS E COLOCAMOS O "BLOCO PÉ NA RUA" NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO, NO DIA 17 DE FEVEREIRO, LEVANDO ALEGRIA, SAÚDE E CIDADANIA POR ONDE PASSAMOS.
DURANTE OS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO, FUNCIONOU UMA OFICINA PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E ADEREÇOS PARA O BLOCO EM NOSSA UNIDADE .
 .   


















Contaminando a rua de saúde e a Saúde de rua








No dia 25 de março de 2011, na Carioca, em pleno centro da cidade do Rio de Janeiro, o Bloco “Unidos do Ateliê” deu o seu primeiro grito de carnaval. O grupo formado por pessoas em situação de rua é uma iniciativa de trabalho realizado em parceria entre o PSF POP RUA/Consultório de rua e o CREAS Ateliê Cidadão Bárbara Calazans POP RUA.
O trabalho em grupo “Unidos do Ateliê” originou-se, no final de setembro de 2010, a partir da demanda de cuidado e saúde de pessoas que se encontram em grave situação de vulnerabilidade social e que, por meio de atendimentos de grupo em musicoterapia e arteterapia, tiveram a oportunidade de criar um bloco de carnaval.
Mesmo em um curto período de tempo foi possível trabalhar o resgate das identidades e identificações dessas pessoas que puderam se expressar cantando antigas marchinhas de carnaval e sambas conhecidos, além de criarem máscaras, fantasias, bandeiras e outros materiais criativos.
O resultado do trabalho, mais do que o expressivo e criativo, se deu pelo que os próprios integrantes do grupo nomearam como um presente, um verdadeiro resgate do respeito, dignidade, alegria e cidadania.






AÇÃO SAÚDE
Promovendo Saúde na Gamboa

Realizamos no mês de outubro de 2011, uma ação de promoção de saúde na região da Gamboa. O evento contou com a participação de vários parceiros e incentivadores com intuito de promover saúde em sua integralidade. Mais um evento em que trabalhamos com alegria, dedicação e muita arte.

A equipe e alguns parceiros





O espaço na Gamboa




A participação das crianças






Corte de cabelo








Lanche patrocinado






Atendimento clínico e médico






Saúde Bucal / Cuidados odontológicos